Inscrições Sisu 2021 – Data, Lista, Resultados

Tudo sobre as inscrições do Sisu 2021 você encontra aqui. Vamos mostrar o que é Sisu, como fazer a inscrição, que dia começa, quem pode se inscrever nesse programa, calendário e muito mais.

Se você fez o Enem, provavelmente irá se inscrever no Sisu para tentar uma vaga em uma universidade pública do Brasil. Então, acompanhe este artigo para ficar por dentro de tudo sobre esse processo.

O Sisu é o Sistema de Seleção Unificada, que nada mais é que um sistema informatizado do Ministério da Educação, onde instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os participantes com melhor classificação são selecionados, de acordo com as notas no exame.

O processo seletivo do Sisu é completamente automatizado e utiliza as notas do Enem mais recente para classificar os participantes. A inscrição é totalmente gratuita e a seleção acontece uma vez por ano.

Quando o participante vai se inscrever no Sisu, ele precisa selecionar o curso que deseja, a faculdade que quer ingressar, unidade, turno e a modalidade que pode ser ampla concorrência ou cotas. O candidato disputa a vaga com outras pessoas que fizeram as mesmas escolhas.

Durante a etapa de inscrição, o candidato consegue mudar as opções. Para a seleção é considerada a última escolha confirmada no sistema. No final da etapa da inscrição, a ferramenta seleciona de forma automática os candidatos mais bem posicionados em cada curso, unidade, universidade, turno e modalidade de concorrência de acordo com as notas no Enem.

Se o candidato for aprovado ele tem um prazo para fazer a matrícula na instituição onde conseguiu a vaga. Caso não tenha sido aprovado ele pode participar da lista de espera.

Inscrições Sisu 2021

O Sistema de Seleção Unificada abriu na madrugada de terça-feira, dia 6 de abril, as inscrições para vagas em instituições e universidades públicas de todo o Brasil. O prazo para se inscrever se encerra na sexta-feira, dia 9 de abril e os resultados vão ser divulgados em 13 de abril.

De acordo com o Ministério da Educação, serão ofertadas ao todo 209.190 mil vagas, distribuídas em 5.685 mil cursos de graduação. No Sisu não há cobrança de taxa, e a seleção dos candidatos a vagas em universidades públicas é feita através da nota do Enem mais recente.

Para concorrer a uma vaga no Sisu o candidato não pode ter zerado na redação do Enem, pode escolher até duas opções de curso e não pode ter prestado o exame na condição de treineiro.

O Sistema de Seleção Unificada, conhecido como Sisu, é o programa do governo federal que distribui vaga em universidades públicas federais, estaduais e municipais e nos institutos federais de educação.

Todos os anos são ofertados mais de 200 mil vagas em cursos de diversas áreas. Além disso, o programa oferece além de cursos de graduação presencial, cursos à distância, o que amplia mais ainda as vagas.

Fazer a inscrição no site

Para fazer a inscrição no Sisu 2021/1 os participantes podem escolher até duas opções de curso, em ordem de preferência. Confira como fazer a inscrição no site:

  • Primeiro acesse a página oficial do Sisu;
  • Ao acessar a página, clique na opção Fazer Inscrição e entre com os dos pessoais que são solicitados;
  • É preciso que o candidato confira todos os dados para o Sisu entrar em contato, se for preciso. Após a atualização da página é só seguir com a inscrição, lembrando que a qualquer momento no período de inscrição tem como alterar os dados;
  • Agora vai ser preciso escolher duas opções de curso e também a universidade desejada, para isso toque na opção Fazer inscrição na 1ª opção;
  • O candidato vai poder agora pesquisar as vagas que estão sendo oferecidas pelo nome da instituição, município ou do curso que quer ingressar;
  • Depois de ter escolhido o curso, o participante precisa ficar atento aos detalhes e as modalidades disponíveis, e escolher assim para qual deseja concorrer;
  • Quando decidir é só clicar em Escolher esta modalidade para continuar o processo;
  • Depois de conferir se os dados estão corretos é preciso verificar a documentação que será exigida pela instituição na matrícula;
  • Em seguida é só clicar em Confirmar minha inscrição;
  • Depois de confirmar a inscrição o sistema vai voltar para a tela Minha Inscrição e você vai poder mudar as opções selecionadas durante o período de inscrições, se quiser;
  • Durante o período de inscrição o candidato consegue acompanhar as notas de corte dos cursos e a sua classificação parcial.

Inscrições Sisu 2021

Inscrições abertas na terça 6 de abril

As inscrições para o Sisu vão do dia 6 de abril até 9 de abril. Após esse período não será possível se inscrever, portanto, fique atento as datas de inscrição para não perder essa grande oportunidade.

Quem pode se inscrever no Sisu

O Sisu é o meio principal de ingresso nas instituições de ensino superior públicas do Brasil, com vagas em cursos de graduação presencial e de ensino a distância EaD, todos ofertados gratuitos.

Quem pode se inscrever no Sisu são os participantes do último Exame Nacional do Ensino Médio o Enem, que não tiraram zero na redação e que já concluíram o ensino médio.

O MEC informou que o Sisu 2021/1 vai oferecer mais de 209 mil vagas, sendo elas distribuídas em 5.685 cursos de 110 instituições de ensino de todo o Brasil.

Calendário Sisu 2021

O Sisu é a forma de ingresso nas universidades de ensino superior mais concorrido que tem. Pois, é por meio desse programa que os candidatos disputam uma vaga em uma faculdade de ensino pública. Confira agora o calendário do Sisu 2021 e fique atento as datas:

  • Inscrições: Do dia 6 a 9 de abril;
  • Resultado da chamada regular: Dia 13 de abril;
  • Prazo para lista de espera: Do dia 13 a 19 de abril;
  • Matrícula na chamada regular: Do dia 14 a 19 de abril;
  • Convocação de candidatos em lista de espera: 23 de abril.

Resultado Sisu 2021

O resultado da chamada regular do Sisu acontece no dia 13 de abril. Se você se inscreveu no Sisu é muito importante ficar atento nas datas, pois muitas pessoas perdem as datas e com isso a oportunidade de entrar em uma universidade pública.

Portanto, após ter feito a sua inscrição no Sisu marque a data que sai o resultado, de acordo com o calendário que foi exibido acima. Além disso, fique atento também as outras datas, principalmente para participar da lista de espera e de quando sai o resultado da lista de espera.

Lista de espera Sisu 2021

É óbvio que os candidatos inscritos no Sisu desejam passar de primeira nesse programa. Porém, não é sempre que isso é possível, já que o Sisu é muito concorrido. Por isso, através da lista de espera, os candidatos que não conseguiram vaga na primeira chamada podem continuar na seleção.

A lista de espera é o melhor jeito de ampliar as chances de conseguir entrar na universidade desejada. Nesse ano, a lista de espera do Sisu vai começar no dia 13 de abril, pouco depois da divulgação da chamada regular.

Quem pode participar da lista de espera do Sisu são os candidatos que prestaram o Enem, se inscreveram no Sisu e não foram chamados na seleção regular e não foram aprovados em nenhum dos dois cursos selecionados.

Mas é preciso ficar atento que a lista não é automática, é necessário entrar no sistema e manifestar interesse em participar. Porém, saiba que só é possível escolher entre a primeira e a segunda opção de curso que ficaram gravadas por último no sistema, não tem como mudar depois.

O funcionamento da lista de espera é diferente do resultado da seleção regular. Isso acontece porque a chamada é realizada aos poucos, conforme as vagas não preenchidas vão voltado à concorrência.

O processo é realizado pelas próprias instituições, por isso é necessário ficar muito atento. A divulgação dos resultados acontece no site das universidades e por isso é importante olhar, já que não é sempre que o candidato é notificado por e-mail.

É preciso acompanhar todas as convocações nas semanas seguintes à divulgação dos resultados do Sisu 2021. Lembrando que a lista leva em consideração as notas do Enem como critério de seleção.

Se o candidato for convocado ele tem poucos dias para apresentar toda a documentação exigida para garantir a vaga. Caso ele perca as datas, ele perde a vaga, dando chance para o próximo da lista.

Geralmente a lista de espera se estende por semanas, e nesse ano é provável que o candidato possa ser chamado até no final de maio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui