Baixar o App CNH Digital

Descubra agora como baixar o aplicativo CHN Digital, saiba o que é a CNH Digital, como validar, se ela pode ser usada em uma blitz, se tem validade e tudo mais. Aqui você encontra tudo sobre a CNH Digital.

Agora os motoristas contam com a versão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH-e), ela armazena todos os dados da CNH impressa, garantindo a autenticidade do documento. Agora é possível andar somente com a CNH digita, sem se preocupar com a física.

O que é a CNH Digital: A CNH Digital nada mais é do que a versão digital da CNH normal. A Carteira Nacional de Habilitação digital armazena todas as informações da CNH impressa, garantindo a autenticidade do documento.

A CNH digital só pode ser gerada para os condutores que tiverem a última versão da CNH impressa, pois ela possui um QR Code, essa última versão são das CNH emitidas a partir de maio de 2017.

Baixar o App CNH Digital

O condutor que tiver uma CNH sem QR Code pode pedir a segunda via de seu CNH física ou renovação da CNH, se o documento já estiver quase vencendo. E, caso solicite algum tipo de alteração de dados no documento de habilitação, a CNH alterada também vai ser emitida com QR Code. Lembrando que a versão digital é totalmente gratuita e opcional.

A CNH digital é um meio mais prático de facilitar a vida do brasileiro, já que ela funciona através de um aplicativo de celular gratuito, e o documento pode ser acessado de forma offline, sem precisar estar conectado a uma rede de internet.

A versão da CNH impressa normal vai continuar sendo emitida, porém o condutor pode dirigir agora só com a CNH digital, já que ela é válida em todo território nacional. Mas, é preciso ficar atento para o funcionamento do celular, já que, para efeitos de fiscalização, caso o aparelho esteja descarrego, vai ser considerado que a CNH não está sendo portada, com isso o condutor será autuado de acordo no artigo 232 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O condutor que conduzir veículo sem os documentos de porte obrigatório poderá sofrer uma infração leve com três pontos na carteira, pode receber uma multa, ou até mesmo ter a retenção do automóvel até a apresentação do documento.

E, é importante ressaltar que somente um dispositivo pode estar conectado à CNH Digital, não sendo possível o acesso através de um celular que não esteja vinculado ao cadastro do condutor no Denatran. E, em caso de roubo, perda ou furto do celular, o condutor precisa bloquear a CNH-e no Portal de Serviços do Denatran, e é possível habilitar depois o novo celular na qual a CNH digital vai ser transferida.

Como baixar o app CNH Digital

Primeiro é preciso fazer o cadastro no site do Departamento Nacional de Trânsito, o Denatran. Para isso, o condutor deve entrar no site do Denatran e fazer o seu cadastro de forma simples. Logo em seguida, é só seguir os passos abaixo:

  • Baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito no seu celular, o aplicativo está disponível na Google Play e Apple Store;
  • Acesse a CNH-E;
  • Preencha CPF e a senha que foi cadastrada no site do Denatran;
  • Valide os dados cadastrais, o condutor pode escolher se quer validar os dados no aplicativo, no site do Denatran com certificado digital, ou na sede do Detran do seu estado;
  • Para validar os dados no aplicativo, informe o CEP do seu endereço, cadastrado no Detran do seu estado;
  • Faça a leitura do QR Code da sua CNH;
  • Faça a leitura facial, de acordo com as orientações descritas no aplicativo;
  • Coloque o número do seu telefone e toque em Concluir, depois disso a CNH digital vai ser exibida.

Como validar a CNH Digital

Já informamos a cima como faz para validar a CNH Digital, para isso é só fazer o cadastro no Portal do Denatran, ativar um link de autenticação e informar no campo código de ativação o número que foi enviado por e-mail. Depois, quando abrir o aplicativo pela primeira vez, é só informar o número.

Posso usar em blitz?

Sim, a CNH Digital é válido como documento de identificação para usar nas blitz, ele é uma versão digital do documento impresso, e de acordo com o Dentran possui o mesmo valor jurídico do documento em papel. E, a CNH Digital é válida em todo o território nacional.

Portanto, a CNH Digital pode sim ser mostrada em uma blitz, em qualquer lugar do Brasil. Mas, tome cuidado com o funcionamento do aparelho, pois se ele não pegar na hora ou tiver descarregado o policial irá declarar que você não está com o documento.

Qual a validade?

A CNH Digital tem a mesma validade do documento de habilitação impresso e funciona por meio de um aplicativo de celular totalmente gratuito. Além disso, para acessar o documento o usuário não precisa estar conectado ao wi-fi ou dados móveis, pois ele está disponível offline.

Portanto, não se preocupe com a validade, pois a CNH Digital possui a mesma validade da Carteira Nacional de Habilitação normal. A CNH digital é uma versão digital da CNH comum, portanto não tem nenhuma diferença a não ser que uma é digital e a outra é física.

Agora ficou muito mais prático portar a CNH depois que a CNH Digital foi lançada, já que com ela é só estar com o celular em mãos.

Sobre a Carteira Nacional de Habilitação

A Carteira Nacional de Habilitação mais conhecido pela sigla CNH, carteira de motorista ou carteira de habilitação é o documento oficial que no Brasil alega a aptidão de um cidadão para conduzir veículos automotores terrestres.

Com isso, o seu porte é obrigatório a todo condutor que esteja conduzindo veículo desse tipo. A CNH dos dias atuais tem a fotografia do condutor, os números dos principais documentos do condutor, e outras informações como a necessidade de uso de lentes corretivas, e outros. A CNH também pode ser utilizada como documento de identidade no Brasil.

Para tirar a Carteira Nacional de Habilitação o cidadão precisa ser maior de 18 anos de idade, saber ler e escrever e ser penalmente imputável. Se estiver dentro desses requisitos é preciso comparecer em uma Auto Escola da sua cidade.

Sendo necessário apresentar documento de identificação com menos de dez anos, com foto atualizada, onde tenha como reconhecer o cidadão, que não seja um documento de identificação que esteja com foto infantil e tem que estar em perfeito estado de conservação.

É preciso apresentar o CPF, um comprovante de residência, e em caso de estrangeiro é preciso apresentar a Carteira de Identidade de Estrangeiro (CIE). Na Auto Escola o indivíduo vai passar pela Avaliação psicológica, aptidão física e mental, vai fazer o exame teórico-técnico sobre Legislação de Trânsito e por fim passar pela prática de direção veicular.

E, cada tipo de veículo tem uma categoria, carro por exemplo entra na categoria B, moto na categoria A, e cada categoria tem um tipo de exame prático de direção veicular diferente.

A CNH auferida pelo Denatran é categorizada de acordo com o tipo de veículo que o condutor estará habilitado a conduzir. E, os interessados em obter uma CNH precisam se submeter a exames de aptidão que vão ser específicos para cada uma das categorias.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui