Consulta Placa – Veja como consultar grátis ou pago

Descubra agora como consultar placa, como saber a pontuação da CNH, saiba mais como recorrer, entenda mais sobre o pagamento de multas e ainda aproveite para conferir muito conteúdo exclusivo sobre esse assunto.

Fazer a consulta do histórico de veículos seminovos ou usados é o melhor jeito de evitar prejuízos. Dessa maneira, você sempre deve consultar a placa do veículo antes de comprar, e logo abaixo vamos informar como fazer isso.

As multas são divididas em quatro categorias que variam de acordo com a gravidade atribuída à infração que pode ser leve, média, grave ou gravíssima. As penalidades são determinadas de acordo com o Código de Trânsito para a infração cometida. Além disso, elas incluem a adição de pontos na CNH, multa e em casos de infrações gravíssimas, até a suspensão da certeira de habilitação.

A consulta dos pontos da sua CNH é feita no Departamento Estadual de Trânsito o DETRAN e pode ser feita de três maneiras:

Consulta Placa

Pela internet, através do site do DETRAN de seu estado. Pessoalmente com a sua CNH em mãos, indo em um dos postos do DETRAN mais próximo, e através do aplicativo Autocheck em seu celular ou tablet. Saiba que é obrigação do condutor acompanhar sua habilitação para evitar que ela seja suspensa.

Como consultar placa de veículos

Uma placa pode revelar muito sobre um veículo. E, na hora de compras e vender um automóvel é essencial saber como consultar um veículo pela placa, para chegar se tem alguma multa pendente relacionada ao carro.

O Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) é um órgão executivo que existe em todo estado do Brasil. As suas principais funções são as coordenar, planejar, fiscalizar, executar e controlar ações relacionadas ao trânsito, como habilitação de condutores, veículos, educação para o trânsito, fiscalização, autuação e arrecadação de multas e estatísticas de trânsito.

Toda placa de automóvel é registrada no Detran de seu estado e funciona como uma impressão digital do veículo. Porém é importante ressaltar que se o seu veículo é vendido e transferido para outro estado, a placa se mantém, alterando somente o nome do estado e cidade registrados nela. Com isso, todas as informações vão ser transferidas ao novo Detran.

1- Site do Detran (grátis)

Saiba que você pode consultar as multas do seu veículo no site do Detran de seu estado. Para isso é só consultar o Detran de onde você mora, e no site oficial é só digitar o código RENAVAM do seu veículo e a placa do carro para fazer a consulta.

Portanto, para acessar as informações do veículo, é só acessar o site do órgão correspondente ao estado registrado. Para fazer isso, é só digitar www.detran.sigla do estado.gov.br. Confira alguns exemplos:

2- App do Detran

O Detran também está disponível em forma de aplicativo e por meio dele é possível consultar placa de veículos, pontuação da CNH e muito mais. Saiba que o processo para fazer a consulta pelo aplicativo, é bem parecido com o do site.

2- Sites pagos

Também existe alguns sites pagos que permitem que os usuários façam consulta de placa de veículos. Mas, se for pensar bem não vale a pena pagar por algo que se tem disponível de forma gratuita no site do Detran.

Portanto, se deseja consultar a placa de algum veículo saiba que não compensa pagar sites para fazer isso, já que o Detran disponibiliza de forma totalmente gratuita essa opção aos seus usuários.

Sobre o pagamento de multas

É preciso ficar atento sobre informações sobre o pagamento de multas do Detran de cada estado. O Detran de São Paulo por exemplo, não emite boleto para pagamento de multa, exceto para multa aplicada pelo próprio Detran SP anterior ao dia 1 de novembro de 2016.

Para o pagamento de multas de veículo registrado em São Paulo, é preciso ir a uma agência da rede bancária conveniada e informar o número do Renavam. No banco, na opção de Pagamento de Multa, você pode escolher uma multa específica para pagar. Na opção Licenciamento você pode pagar todas as multas juntas.

E é importante ressaltar que caso tenha dúvida sobre Multa por Infração à Legislação de Trânsito (MILT) aplicada por outro órgão ou entidade de trânsito, o usuário deve procurar o órgão ou a entidade autuadora.

Agora para pagamentos de multas de veículo registrado em outro estado, é preciso ir até uma agência da rede bancária conveniada e informar o número do Renavam. Mas, antes é interessante se informar sobre as multas do veículo.

Como recorrer

É importante checar se a cobrança feita de fato existe ou se é somente um golpe. Em seguida, é preciso esperar o recebimento do boleto para pagamento. Depois disso, é só juntar todos os documentos que comprovem a ilegalidade da cobrança, formular bem o seu pedido e entrar com recurso junto ao JARI.

Saiba que você tem um amplo direito de defesa, dessa maneira, se você tem dúvidas sobre a veracidade da infração e se julga inocente, é só fazer sua contestação. Depois de autuado, num prazo máximo de 60 dias, você tem que receber uma notificação formal em sua casa, a partir disso, você vai ter 30 dias para se defender.

Com isso, procure o órgão responsável pela sua multa seja ele o DETRAN ou Agência Municipal, e retire um Formulário de Recurso. Você deve então redigir sua defesa, explicando do melhor jeito possível a causa da multa. Você vai encontrar modelos básicos de texto. E, depois de preencher o recurso, é preciso levar até o órgão emissor da multa, junto com a cópia de sua identidade, cópia do comprovante de residência, cópia da carteira de habilitação, cópia dos documentos do carro, cópia da notificação da multa, as duas vias de seu recurso, e se tiver leve as cópias de comprovantes que podem contestar a sua infração.

Sobre o Detran

Os Departamentos Estaduais de Trânsito são os órgãos do Poder Executivo Estadual que fiscalizam o trânsito de veículos terrestres no território brasileiro. Entre suas atribuições estão a determinação de normas para a formação e fiscalização de condutores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui