Consulta Multas – Ver situação do veículo

Confira agora como consultar multas, a situação do veículo, pontuação da CNH, como fazer consulta de multas pela placa, veja o que fazer com a situação de veículo com pendências e muito mais.

É preciso ficar atento em relação a multas de trânsito, e o órgão que fiscaliza isso é o Detran de seu estado, eles fiscalizam o trânsito de veículos terrestres em suas respectivas jurisdições, no território brasileiro.

O condutor é responsável pelas infrações cometidas na direção do automóvel. Caso ele não possa ser identificado no momento da infração, o dono do veículo vai receber em seu endereço a notificação de autuação. Se não apresentar o condutor dentro do prazo de quinze dias, a contar do recebimento da autuação, o dono do veículo será considerado o responsável pela infração.

Fique sabendo que todas as infrações de trânsito são passíveis de multa que, dependendo da gravidade pode ser: Gravíssima com 7 pontos no prontuário, grave com 5 pontos no prontuário, média com 4 pontos no prontuário e leve com 3 pontos no prontuário, todas elas com um valor a ser pago. Mas, fique tranquilo que tem como recorrer as multas, veja como!

Consulta Multas

  • Primeira Instância: Defesa prévia: É um recurso que deve ser apresentado ao Órgão Autuador que vai estar constado como remetente da notificação, dentro de um prazo de trinta dias a contar do flagrante ou do recebimento da notificação.
  • Segunda Instância: Não tendo realizado Defesa prévia, ou se esta for indeferida, o infrator vai receber uma Imposição de Penalidade, onde poderá se defender junto ao JARI que é a Junta Administrativa de Recursos de Infrações, da mesma autoridade de trânsito, até a data que consta no documento da imposição.
  • Terceira Instância: Caso o recurso seja negado pela JARI, então o infrator vai poder recorrer ainda ao CETRAN que é o Conselho Estadual de Trânsito. E, para isso ele deve recolher a multa de forma antecipada, cujo valor vai ser restituído caos tenha deferimento.

Como consultar multas grátis

Fique sabendo que é muito simples consultar multas, e o processo é totalmente gratuito e pode ser feito no site oficial do Detran do estado do veículo. Logo abaixo vamos mostrar algumas informações referentes a consulta de multas no site do Detran de Minas Gerais.

Pelo site do Detran do seu respectivo estado, o proprietário do veículo pode consultar a existência de multas, autuações, impedimentos, restrições financeiras e o ano do último pagamento do seguro DPVAT, taxa de licenciamento e IPVA.

Para fazer a consulta no site do Detran de Minas Gerais por exemplo, é só preencher o formulário eletrônico informando a placa do veículo e o número do chassi, que constam no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo o CRLV. Depois é só digitar o código captcha e clicar em pesquisar. E, caso tenha dúvida entre a Letra O e o número zero, lembre que não existe letra O no chassi.

Consultar multas pela placa, tem como?

É muito importante consultar multas pela placa, principalmente quando se vai comprar ou vender um carro, é essencial conferir antes de fazer qualquer negócio. E, caso não saiba é possível consultar a placa totalmente pela internet, de maneira gratuita.

Para consultar as multas de um veículo é muito fácil, para isso é só acessar o site oficial do Detran de seu estado, provavelmente no site você vai precisar digitar o código RENAVAM do seu veículo ou a placa do carro.

E quando nada consta no Detran?

Se depois de consultar multas e nada constar no site do Detran, então fique sabendo que o carro não possui multas. E, assim que o processo da multa acaba o mesmo não parece mais no site do Detran.

Sobre o Detran

O Departamento Estadual de Trânsito mais conhecido como Detran é um órgão executivo dos estados brasileiros e do Distrito Federal, ou seja, cada estado tem o seu respectivo Detran, que obedece às leis e aos decretos estaduais para definir o seu próprio regimento interno.

Em alguns estados brasileiros, o DETRAN é estabelecido como uma autarquia. Isso, quer dizer na verdade que é um órgão independente, com autonomia administrativa. Mas, em outros estado, o DETRAN está vinculado a alguma secretaria do governo estadual, como a Polícia Civil por exemplo.

Mesmo que cada Detran tenha um regimento, todos eles cumprem funções parecidas, que impactam de forma direta na vida dos condutores habilitados ou de quem está prestes a tirar a CNH. Com isso, é bem importante saber as atribuições do Detran.

O Detran é um órgão que tem a função de fiscalizar e administrar o trânsito de veículos bem como a formação de seus condutores. O órgão público desenvolve essas atividades tendo como foco a ordem em vias públicas, garantindo sempre a segurança dos condutores de veículos e pedestres.

A fiscalização no trânsito é constante para que o órgão consiga cumprir todas as normas estabelecidas pela lei, e quando algo acontece fora do previsto o condutor infrator é punido por meio de multas, apreensão do veículo, apreensão da CNH, e outros.

O Detran realiza licenciamento de veículos, assim como o registro, instalação e selagem de placas, isso é realizado para facilitar a identificação do veículo e regularizar a situação do mesmo, possibilitando a circulação em vias públicas.

Sobre a situação do veículo com pendências

Fique sabendo que é possível que tenha alguma pendência no prontuário do veículo, e para saber qual é a pendência, é preciso acessar o site do Detran e fazer a consulta ao motivo de não licenciamento do veículo.

Caso tenha só a resposta não emitido, quer dizer que não tem pendências e o cidadão pode aguardar em casa o envio do documento. Assim que o documento for expedido, já terá como baixar o mesmo pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito, mesmo que ainda não tenha sido postado nos correios.

Depois de pagar os débitos, o dono do veículo pode consultar se ainda existe alguma pendência que impede o licenciamento. Para fazer a consulta, é só entrar no site do Detran de seu estado, preencher o formulário eletrônico e pronto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui