Baixar Aplicativo e-Título – Como Justificar Voto

Veja com exclusividade todos os detalhes de como baixar o aplicativo e-Título e ainda confira como usar ele. Além disso, saiba se esse aplicativo serve como documento de identidade e muito mais.

No final do ano de 2017 o TSE que é o Tribunal Superior Eleitoral, lançou um aplicativo muito eficiente para facilitar a vida dos brasileiros, o e-Título que substitui o tradicional título de eleitor em papel. Esse aplicativo oferece muitos serviços da Justiça Eleitoral online e está disponível para ser baixado na App Store e na Google Play Store.

O e-Título é um aplicativo móvel para o eleitores terem acesso a via digital do título de eleitor. Ele permite o acesso rápido e simples às informações do eleitor cadastradas na Justiça Eleitoral, como: situação cadastral, zona eleitoral, certidão de crimes eleitorais e certidão de quitação eleitoral.

Nesse ano ficou ainda mais fácil acessar esse aplicativo, pois agora tem como acessar ele usando só o número do CPF, sem precisar colocar o número do título de eleitor. Além disso, agora tem como os eleitores se cadastrarem como mesários voluntários, e o aplicativo se tornou mais acessível também para pessoas com deficiência visual.

Baixar Aplicativo e-Título

Como baixar aplicativo e-Título

O e-Título pode ser baixado em tablet ou smartphone, nas plataformas Android ou iOS. Depois de baixar esse aplicativo é bem simples usar, é só inserir alguns dos seus dados pessoais. Lembrando que o eleitor que ainda não fez o cadastro biométrico, é preciso apresentar um documento oficial com foto sempre que for utilizar o título digital. Confira agora o passo a passo de como baixar esse aplicativo:

Para instalar esse aplicativo é só acessar a sua Google Play Store, caso tenha celular Android e digitar e-Título que provavelmente será o primeiro aplicativo a ser exibido. Mas, se preferir pode acessar esse link direto para baixar: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.jus.tse.eleitoral.etitulo&hl=pt_BR&gl=US

Agora, se o seu celular for iPhone é só entrar na App Store e digitar e-Título que é o primeiro aplicativo que será mostrado. Ou, se preferir é só entrar no link para instalar: https://apps.apple.com/br/app/e-t%C3%ADtulo/id1320338088

Como justificar voto pelo e-Título

O eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral no dia da votação precisa justificar sua ausência, que nesse ano pode ser feita por meio do aplicativo e-Título, ou então por meio do RJE que é o Requerimento de Justificativa Eleitoral.

O aplicativo além de emitir a via digital do título de eleitor e da apresentação de justificativa eleitoral, ele permite também a emissão de certidão de quitação eleitoral e de certidão de crimes eleitorais, a consulta e emissão de Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento de multas devido ausências injustificadas às urnas ou aos trabalhos eleitorais, a inscrição como mesário voluntário e a consulta ao local de votação.

Para justificar o voto pelo e-Título é muito fácil, é só instalar o aplicativo no seu celular e fazer o cadastro na plataforma. Depois de ter feito o registro, é só ir em Mais Opções, e em seguida Justificativa de Ausência. O procedimento precisa ser realizado para cada turno de forma separada.

Vale ressaltar que o Requerimento de Justificativa Eleitoral ainda continua disponível e é também uma alternativa para comunicar o motivo da ausência no dia da eleição. Ele pode ser entregue em qualquer zona eleitoral ou enviado ao juiz da zona eleitoral onde o eleitor for inscrito. Em todos os casos, a documentação comprobatória da impossibilidade de comparecimento ao pleito precisa ser enviada junto com o formulário. Mas, em momentos de pandemia é melhor justificar pelo aplicativo, para evitar a propagação do vírus.

Como ver o número do título de eleitor

Assim que você faz o cadastro no e-Título e entra no aplicativo, automaticamente você já vai conseguir ver o seu título de eleitor digital e nele vai conter o número do seu título.

Imprimir e-título

O aplicativo e-Título não tem a opção de impressão do documento virtual. Portanto, se a pessoa quiser imprimir as informações do aplicativo, é preciso que ela tire a captura de tela do seu telefone e faça a impressão.

e-Título serve como documento de identidade?

O e-Título só serve como documento de identidade se o eleitor já tiver realizado o recadastramento biométrico, já que com ele o aplicativo consegue disponibilizar a foto do eleitor. Caso a pessoa não tenha feito o recadastramento biométrico, então no dia da eleição é preciso levar um documento de identidade oficial, como a CNH ou o RG. Mas, em geral, no dia a dia o e-Título não substitui o documento de identificação.

e-Título senha incorreta, o que fazer?

Caso a sua senha do e-Título esteja errada, então saiba que tem a opção de recuperar a senha no próprio aplicativo, bem embaixo de onde coloca a senha. Com isso, é só clicar nessa opção e fazer a recuperação pelo seu e-mail cadastrado no aplicativo e-Título.

13 COMENTÁRIOS

  1. Estou com problemão, não estou podendo andar muito devido ao efeito colateral do medicamento anti epilética e uma doença que tinha pego, no músculo da minha perna esquerda.
    Não tenho como votar no domingo.

  2. Desde as 10 horas da manhã estou tentando utilizar o “e-título” e não consigo, agora já são 16:41h.
    Só recebo estas informações abaixo:
    ” Ops… Tivemos um problema com a validação dos seus dados. Verifique sua conexão e tente novamente.”

    “Desculpe! Algo saiu errado com sua solicitação. Pedimos a gentileza de tentar acessar este serviço dentro de alguns minutos. Caso o problema persista, verifique sua conexão com a internet.

  3. Ai vcs não explicam um ponto importante. Para justificar, ele obriga anexar um comprovante. Se vc não tem, não consegue justificar.

    • Pois é, eles disseram que se estivéssemos com sintomas de gripe era para não ir votar, mas aí qdo vou justificar a ausência mandam anexar documento, como assim? Se eu não sai de casa por causa disso que documento vou criar? Aí tenho que ir em umz zona eleitoral para justificar podendo estar com covid
      ?

  4. Fui justificar a ausencia no aplicativo etitulo…..pediram o numero secção eleitoral etc e….O APLICATIVO GEROU UM TITULO NOVO!!!
    iMAGINE SÓ….AGORA TENHO 2 TITULOS E AMBOS FORA DO MEU DOMICILIO ELEITORAL

  5. Boa tarde eu gostaria de justifica o título de uma pessoa que votava no Ceará mas agora está em São Paulo como eu faço

  6. Esse aplicativo serve de nada pq se eu não tiver feito a transferência do título de onde eu morava e no dia da eleição não tiver condições financeiras pra ir vota aí que dizer que eu tenho que provar que não moro mas lá caso vc trabalhe de carteira assinada tem como vc prova caso contrário vc não consegue um registro probatorio não lembro se é esse o nome

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui