Baixar Aplicativo e-Título – Como Justificar Voto

Veja com exclusividade todos os detalhes de como baixar o aplicativo e-Título e ainda confira como usar ele. Além disso, saiba se esse aplicativo serve como documento de identidade e muito mais.

No final do ano de 2017 o TSE que é o Tribunal Superior Eleitoral, lançou um aplicativo muito eficiente para facilitar a vida dos brasileiros, o e-Título que substitui o tradicional título de eleitor em papel. Esse aplicativo oferece muitos serviços da Justiça Eleitoral online e está disponível para ser baixado na App Store e na Google Play Store.

O e-Título é um aplicativo móvel para o eleitores terem acesso a via digital do título de eleitor. Ele permite o acesso rápido e simples às informações do eleitor cadastradas na Justiça Eleitoral, como: situação cadastral, zona eleitoral, certidão de crimes eleitorais e certidão de quitação eleitoral.

Nesse ano ficou ainda mais fácil acessar esse aplicativo, pois agora tem como acessar ele usando só o número do CPF, sem precisar colocar o número do título de eleitor. Além disso, agora tem como os eleitores se cadastrarem como mesários voluntários, e o aplicativo se tornou mais acessível também para pessoas com deficiência visual.

Baixar Aplicativo e-Título

Como baixar aplicativo e-Título

O e-Título pode ser baixado em tablet ou smartphone, nas plataformas Android ou iOS. Depois de baixar esse aplicativo é bem simples usar, é só inserir alguns dos seus dados pessoais. Lembrando que o eleitor que ainda não fez o cadastro biométrico, é preciso apresentar um documento oficial com foto sempre que for utilizar o título digital. Confira agora o passo a passo de como baixar esse aplicativo:

Para instalar esse aplicativo é só acessar a sua Google Play Store, caso tenha celular Android e digitar e-Título que provavelmente será o primeiro aplicativo a ser exibido. Mas, se preferir pode acessar esse link direto para baixar: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.jus.tse.eleitoral.etitulo&hl=pt_BR&gl=US

Agora, se o seu celular for iPhone é só entrar na App Store e digitar e-Título que é o primeiro aplicativo que será mostrado. Ou, se preferir é só entrar no link para instalar: https://apps.apple.com/br/app/e-t%C3%ADtulo/id1320338088

Como justificar voto pelo e-Título

O eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral no dia da votação precisa justificar sua ausência, que nesse ano pode ser feita por meio do aplicativo e-Título, ou então por meio do RJE que é o Requerimento de Justificativa Eleitoral.

O aplicativo além de emitir a via digital do título de eleitor e da apresentação de justificativa eleitoral, ele permite também a emissão de certidão de quitação eleitoral e de certidão de crimes eleitorais, a consulta e emissão de Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento de multas devido ausências injustificadas às urnas ou aos trabalhos eleitorais, a inscrição como mesário voluntário e a consulta ao local de votação.

Para justificar o voto pelo e-Título é muito fácil, é só instalar o aplicativo no seu celular e fazer o cadastro na plataforma. Depois de ter feito o registro, é só ir em Mais Opções, e em seguida Justificativa de Ausência. O procedimento precisa ser realizado para cada turno de forma separada.

Vale ressaltar que o Requerimento de Justificativa Eleitoral ainda continua disponível e é também uma alternativa para comunicar o motivo da ausência no dia da eleição. Ele pode ser entregue em qualquer zona eleitoral ou enviado ao juiz da zona eleitoral onde o eleitor for inscrito. Em todos os casos, a documentação comprobatória da impossibilidade de comparecimento ao pleito precisa ser enviada junto com o formulário. Mas, em momentos de pandemia é melhor justificar pelo aplicativo, para evitar a propagação do vírus.

Como ver o número do título de eleitor

Assim que você faz o cadastro no e-Título e entra no aplicativo, automaticamente você já vai conseguir ver o seu título de eleitor digital e nele vai conter o número do seu título.

Imprimir e-título

O aplicativo e-Título não tem a opção de impressão do documento virtual. Portanto, se a pessoa quiser imprimir as informações do aplicativo, é preciso que ela tire a captura de tela do seu telefone e faça a impressão.

e-Título serve como documento de identidade?

O e-Título só serve como documento de identidade se o eleitor já tiver realizado o recadastramento biométrico, já que com ele o aplicativo consegue disponibilizar a foto do eleitor. Caso a pessoa não tenha feito o recadastramento biométrico, então no dia da eleição é preciso levar um documento de identidade oficial, como a CNH ou o RG. Mas, em geral, no dia a dia o e-Título não substitui o documento de identificação.

e-Título senha incorreta, o que fazer?

Caso a sua senha do e-Título esteja errada, então saiba que tem a opção de recuperar a senha no próprio aplicativo, bem embaixo de onde coloca a senha. Com isso, é só clicar nessa opção e fazer a recuperação pelo seu e-mail cadastrado no aplicativo e-Título.