Carteira de Vacinação Digital do SUS

Confira tudo sobre a carteira de vacinação digital do SUS através deste post. Com este cadastro é possível tomar a vacina mais rapidamente.

Vamos mostrar como se cadastrar, como usar, quais são os benefícios e você ainda vai entender melhor sobre essa nova opção de carteira de vacinação.

Sempre ao tomar uma vacina em um posto de saúde ou outro lugar é necessário levar a carteira de vacinação para manter em ordem e ter controle das vacinas tomadas.

E, para facilitar isso, o Ministério da Saúde criou a carteira digital de vacinação por meio do aplicativo ConecteSUS.

Como se cadastrar na Carteira de Vacinação Digital

Confira como se cadastrar na Carteira de Vacinação Digital:

  • Entre no site do Conecte SUS;
  • Se já tiver cadastro no site Gov.br então é só fazer o login com o seu CPF e a senha cadastrada. Se não tiver cadastro, então é só fazer clicando na opção Crie sua conta Gov.br;
  • Após isso, é só entrar com o seu CPF e senha;
  • Depois de entrar vai ser possível conferir vários campos referentes aos serviços do SUS, na área Histórico.

Portanto, como vimos é possível fazer o cadastro no Conecte SUS em poucos minutos, usando somente alguns dados pessoais como o número do CPF ou da carteira nacional de saúde. É possível se cadastrar nesse aplicativo que está disponível para celular ou tablet e também tem como fazer o registro através de um computador acessando o site.

Como usar a Carteira de Vacinação Digital do SUS

É essencial manter a carteira de vacinação em dia, principalmente em época de pandemia. Pensando nessa questão, o Ministério da Saúde criou a carteira de vacinação digital.

É possível ter acesso a carteira de vacinação através do aplicativo Conecte SUS, onde nele tem como conferir o histórico de vacinação, saber quais vacinas já foram aplicadas e as datas de retorno para reforço das doses. Inclusive, o aplicativo recebeu dados atualizados sobre a vacinação contra o coronavírus.

O aplicativo também conta com recursos disponíveis para acessar agendamentos de exames e consultas, medicamentos fornecidos ao paciente e muito mais. A carteira de vacinação digital do SUS pode ser acessada pelo aplicativo ou então através do site.

Se quer saber mais sobre as suas vacinas, ao acessar o aplicativo é só clicar na opção Histórico e depois em Vacinas, que assim será possível conferir tudo sobre.

Benefícios da Carteirinha do SUS

O Cartão Nacional de Saúde (CNS) é o jeito oficial de identificação dos usuários do SUS que é o Sistema Único de Saúde. A carteirinha do SUS conhecido também como cartão do SUS, é um documento que reúne dados dos pacientes da rede pública. E todo brasileiro pode ter uma carteirinha do SUS, para isso é só se cadastrar em qualquer unidade básica de saúde.

A carteirinha do SUS é o documento de identificação do usuário dentro do SUS e é muito importante, já que consegue integrar todos os sistemas que existe dentro do SUS. O registro possibilita a criação do histórico de atendimento de cada brasileiro, através do acesso às bases dos sistemas que compõem esse histórico.

Para se ter uma ideia, através da carteirinha do SUS tem como saber se uma pessoa é diabética, hipertensa, se ela já realizou exames, qual medicamento ela toma, etc. Além disso, o cartão integra também um sistema de regulação, que é onde tem como marcar exames e consultas.

É essencial ter uma carteirinha do SUS. E, para solicitar esse cartão é só ir até uma unidade básica de saúde, levando documento de identificação, CPF e um comprovante de endereço.

Sobre a Carteira de Vacinação Digital

O Conecte SUS nada mais é do que um sistema criado pelo Ministério da Saúde que reúne informações sobre serviços de saúde oferecidos à população. Com ele tem como acessar informações como agendamento de consultas, exames obtidos por meio do SUS, histórico de medicamentos e outros serviços.

Essa ferramenta passou por atualizações, e agora tem a possibilidade de ter acesso aos dados referentes ao histórico de vacinação da população. Agora, os brasileiros conseguem ter mais controle sobre as vacinas que recebeu, doses e datas de retorno.

Esse novo recurso foi pensando principalmente por causa da pandemia que vem sendo enfrentada, já que agora o controle da vacinação é muito necessário, pois além da data de retorno ao posto de vacinação é necessário estar atento em relação a qual vacina está sendo aplicada. Até porque, existe mais de uma vacina sendo aplicada no país e cada uma tem suas particularidades.

É importante ressaltar que a base de dados utilizada no Conecte SUS é composta por dados coletados a partir do ano de 2010, por isso não deve ter informações relacionadas ao período anterior a essa data. Agora que você já sabe tudo sobre a carteira de vacinação digital do SUS, então aproveite para fazer o seu cadastro e ter um melhor controle das suas vacinas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui