Solicitar Cartão SUS – Consulta, Imprimir, 2 Via

Confira agora como solicitar cartão SUS, saiba se pode imprimir o cartão colorido, veja quais são os benefícios do cartão SUS, descubra se vale a pena fazer plano de saúde e muito mais.

O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores sistemas de saúde pública do mundo, abrangendo desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Primária, até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país.

O Cartão Nacional de Saúde (CNS) é o documento de identificação do usuário do SUS. Esse registro consta todas as informações dos pacientes da rede pública de saúde, o que possibilita a criação do histórico de atendimento de cada cidadão, através do acesso às Bases de Dados dos sistemas envolvidos neste histórico.

Cartão Nacional de Saúde, muito conhecido como cartão SUS, é o documento que permite a identificação única dos usuários do Sistema Único de Saúde e contribui diretamente com a organização de atenção à saúde do SUS.

Solicitar Cartão SUS

O Cartão Nacional de Saúde é uma ferramenta que possibilita a vinculação dos procedimentos executados no âmbito do Sistema Único de Saúde ao usuário, ao profissional que os realizou e também a unidade de saúde onde foram realizados. Os usuários, os profissionais de saúde e suas unidades recebem um número nacional de identificação.

Como solicitar o cartão SUS

O Cartão do Sistema Único de Saúde o SUS, é um documento de identificação do usuário do SUS, que garante ao cidadão atendimento nos Hospitais do Brasil e nas Unidades de Saúde que integram a rede do SUS, o que torna mais fácil a marcação de exames e consultas, assegurando o acesso a medicamentos gratuitos e a assistência integral à saúde, desde o início na atenção primário, até outros níveis de assistência, como especialidades e alta complexidade.

Saiba que para fazer o seu Cartão SUS é gratuito, e é só ir presencialmente em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) os mais conhecidos Postos de Saúde, mais perto da sua residência, ou ir até a Secretaria Municipal de Saúde de sua cidade.

Para isso é necessário estar portando os seguintes documentos:

  • CPF, Carteira de Identidade (RG);
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Número de PIS/PASEP (caso tenha);
  • Comprovante de residência que pode ser conta de luz, água ou telefone.

Imprimir cartão SUS

Quando você solicita o seu Cartão SUS nos Postos de Saúde ou então na Secretaria Municipal de Saúde saiba que são eles mesmo que imprimem o cartão para você. Mas, caso esteja solicitando a segunda via, você pode imprimir o seu cartão SUS.

Posso imprimir o cartão SUS colorido?

Não é necessário imprimir o cartão SUS colorido, fique sabendo que o ideal é imprimir o cartão em preto e branco. Portanto, se for você que vai imprimir o seu cartão do SUS, saiba que a impressão é preto e branco do cartão e não colorido.

Quais os benefícios do cartão SUS

Desde que o cartão SUS foi criado pelo Ministério da Saúde do Governo Federal, vários benefícios foram conquistados nesse tempo. Com o cartão foi possível integrar todo o Sistema Único de Saúde em todo o Brasil, o que possibilitou que os atendimentos e os procedimentos médicos melhorassem em todo o país.

Para o cidadão, o cartão SUS tem vários benefícios, já que com ele é possível ter uma maior tranquilidade e eficiência nos atendimentos médicos. Com o cartão SUS em mãos, o cidadão pode buscar atendimento em qualquer unidade de saúde credenciada ao SUS em todo o país.

E para o funcionário da rede de saúde, as vantagens também são muitas. Como sistema informatizado SUS Cadweb, o colaborador tem acesso e controle sobre os procedimentos feitos no SUS pelo cidadão, como consultas, receitas médicas, últimos atendimentos e informações sobre qualquer unidade de atendimento e qualquer paciente do país.

Vale a pena fazer plano de saúde?

Sim, vale a pena fazer plano de saúde. Pagar um plano de saúde compensa muito perante os valores que são cobrados nas redes particulares por exames médicos, consultas e internação. A melhor escolha é estar resguardado por um plano de saúde de uma empresa que possui credibilidade no mercado, para que dessa maneira você tenha segurança e bom atendimento quando for preciso.

É importante ressaltar que esse não é um gasto, e sim um investimento feito para o maior bem da sua vida, que é a sua saúde. Com o plano de saúde você tem garantia de atendimento, a qualquer horário, em qualquer dia semana, os usuários de planos de saúde tem a garantia de atendimento, seja em sua rede própria ou em clínicas e hospitais credenciados.

Além do atendimento usual, os beneficiários tem ainda atendimento emergencial 24 horas, garantindo mais tranquilidade nos momentos mais difíceis. Além disso, o custo benefício é muito bom, pois quem opta por um plano de saúde pode escolher o melhor serviço de acordo com o seu perfil e isso também inclui o preço, atualmente existem planos de saúde com preços acessíveis.

Com um plano de saúde o usuário tem facilidade no agendamento de consultas médicas, e além do atendimento médico em consultório ou emergência, o usuário ainda pode contar com programas de prevenção oferecidos de forma gratuita pelo plano, dependendo de qual plano seja claro.

Sobre o SUS

O Sistema Único de Saúde conhecido pela sigla SUS, é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública que existe no mundo. Com a sua criação, o SUS proporcionou o acesso universal ao sistema público de saúde, sem discriminação.

A atenção integral à saúde, não só apenas aos cuidados assistenciais, passou a ser um direito de todos os brasileiros, desde a gestação e por toda a vida, com base na saúde com qualidade de qualidade de vida, no intuito da prevenção e a promoção da saúde.

A rede que compõe o SUS é muito ampla e abrange tanto ações quanto os serviços de saúde. Inclui a atenção primária, média e alta complexidades, os serviços de urgência e emergência, os serviços das vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental, assistência farmacêutica e atenção hospitalar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui