Inscrições Encceja 2021 (Inscrição Passo a Passo)

Confira agora como fazer a inscrição no Encceja 2021, saiba mais como funciona o Encceja, o que é, se tem taxa, saiba se vale a pena fazer, veja o calendário de inscrições e muito mais.

O Encceja é uma prova aplicada pelo governo federal do Brasil, no intuito de oferecer a jovens e adultos a oportunidade de terminar os estudos do ensino fundamental ou do ensino médio.

Por meio dessa prova é possível obter o certificado, se o candidato for aprovado é claro, abaixo vamos mostrar como é feita as inscrições e tirar todas as dúvidas.

Esse exame é uma boa opção para as pessoas que por algum motivo não conseguiram terminar os seus estudos, seja do ensino fundamental ou do ensino médio. Vários brasileiros já fizeram essa prova e se deram bem.

Inscrições Encceja 2021: Para fazer a inscrição no Encceja 2021 é muito prático, e todo o processo é feito de forma simples pela internet. Se deseja se inscrever, agora você vai conferir o passo a passo de como fazer isso, confira.

Após ter feito a inscrição, é só aguardar pela data de liberação do cartão de confirmação. Por meio dele, tem como conferir em qual local você irá fazer a prova, qual o horário, a data do exame e as instruções gerais.

Quais as taxas

Para fazer o Encceja 2021 não existe nenhuma taxa, a inscrição é totalmente gratuita. E, qualquer indivíduo que se encaixe nos requisitos exigidos do exame possui o direito de participar do mesmo.

Essa prova é dividida em alguns segmentos, cada prova possui trinta questões de múltiplas escolhas. A prova do ensino fundamental possui as seguintes disciplinas: português, matemática, geografia, história, ciências naturais, língua estrangeira, artes, redação e educação física.

E, o exame do Encceja do ensino médio, possui as seguintes matérias: Redação, linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias.

Para conseguir o certificado da prova do Encceja, tanto do ensino médio quanto do fundamental, é necessário obter a nota mínima de 100 pontos nas provas objetivas, sendo que a nota máxima é de 180 pontos. Na redação é necessário obter a nota mínima de cinco pontos, e a nota máxima é de dez pontos.

Calendário de inscrições

Inscrições Encceja 2020

No dia 11 de janeiro de 2021 foram abertas as inscrições para o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos), as inscrições vão acabar no dia 22 de janeiro e o exame é totalmente gratuito.

Nesse ano de 2021 o Encceja vai acontecer no dia 25 de abril, no domingo, nos períodos da manhã que é das 9h às 13h, e da tarde das 15h30 às 20h30. A prova vai ser aplicada em todos os estados nacionais e no Distrito Federal.

Provas do Encceja

Muitas pessoas tem medo do que vai cair nas provas do Encceja, mas fique tranquilo que a prova não é tão difícil quanto se pensa, mas também é necessário estudar muito se deseja passar nesse exame.

Atualmente, existem diversas maneiras de estudar para essa prova, já citamos algumas dessas maneiras acima, e vamos dar uma dica agora, essa dica é para que você procure provas do Encceja de anos anteriores e refaça elas, para já ir se acostumando com o modelo da prova e também para já ir se familiarizando com a matéria.

O bom é que no próprio site do Encceja eles disponibilizam materiais de estudo e provas de anos anteriores, o que ajuda muito os alunos que irão fazer essa prova. Para ter acesso a esse conteúdo é só acessar o site oficial do Encceja.

Saiba que, o que cai nesse exame é o conteúdo que se é estudado no ensino fundamental ou no ensino médio, de acordo com a prova que você irá fazer. Então, se tiver também amigos ou parentes que estejam cursando o ensino fundamental ou médio (dependendo da prova que irá fazer) é válido pegar livros emprestados para estudar para a prova.

Vale a pena fazer?

No Brasil, com a aplicação do novo Enem que é o Exame Nacional do Ensino Médio, desde 2017 o Encceja nacional passou a ser realizado no intuito da certificação do ensino médio nacional e exterior, pois o Enem desde então se destina apenas para a aprovação de alunos para o ensino superior.

Para quem ainda está em dúvida se vale a pena ou não fazer essa prova, saiba que vale a pena sim fazer. Portanto, se você ainda não concluiu o ensino fundamental ou o ensino médio, saiba que fazer esse exame é uma ótima opção, principalmente se deseja prosseguir com os estudos.

Além de conseguir concluir o ensino fundamental ou o ensino médio, saiba que muitas empresas atualmente exigem um certo nível de escolaridade dos seus funcionários para serem contratados. Grande parte das empresas hoje no Brasil, exigem pelo menos o ensino médio completo para contratar seus funcionários.

Além disso, para conseguir entrar em qualquer universidade para cursar o ensino superior é necessário ter finalizado o ensino médio. E, essa prova é também uma maneira mais simples de concluir seus estudos, pois não é preciso estudar três anos no caso do ensino médio para concluir, pois é só estudar para a prova e fazer ela em um dia e esperar o resultado.

Se for fazer fazer a prova do Encceja aproveite esses meses antes da prova para estudar pelo material que está disponível no site do Inep. Pois assim, no mês de abril que será aplicado a prova você já vai estar por dentro dos conteúdos.

Portanto, caso ainda não tenha concluído o ensino fundamental ou o ensino médio, então siga as dicas deste artigo, faça já a sua inscrição e comece a estudar que em breve as provas desse exame serão aplicadas.

O que é o Encceja?

O Encceja é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, essa é uma prova gratuita e voluntária que tem o intuito de conceder periodicamente certificados de conclusão do ensino fundamental e certificados de conclusão do ensino médio, para as pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade escolar adequada.

O exame é aplicado no mesmo dia (manhã e tarde), e qualquer brasileiro que tenha 15 anos de idade ou mais pode participar para obter o certificação de conclusão do ensino fundamental, e é preciso ter 18 anos ou mais para fazer a prova para tentar conseguir o certificado de conclusão do ensino médio.

Qualquer pessoa que não tenha concluído o ensino fundamental ou médio pode participar desse exame, podendo estudar sozinho, com o apoio de um amigo ou por meio de escolas de supletivo públicas ou privadas, do jeito que preferir.

Sob o reconhecimento do Ministério da Educação em todo território nacional, a prova é feita pelo INEP que é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, utilizando escolas públicas para o Encceja nacional e utilizando os consulados só para o Encceja exterior.