Inscrições Encceja 2020

Confira agora como fazer inscrição no Encceja 2020, saiba mais como funciona o Encceja, o que é, se tem taxa, saiba se vale a pena fazer, veja o calendário de inscrições e muito mais.

O Encceja é uma prova aplicada pelo governo federal do Brasil, no intuito de oferecer a jovens e adultos a oportunidade de terminar os seus estudos do ensino fundamental ou do ensino médio, por meio dessa prova é possível obter o certificado, caso o candidato seja aprovado é claro.

Esse exame é um boa opção para as pessoas que devido algum motivo não conseguiram terminar seus estudos seja do ensino fundamental ou do ensino médio. Vários brasileiros já fizeram essa prova e se deram bem.

O que é o Encceja: O Encceja é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é uma prova gratuita e voluntária que tem o intuito de conceder periodicamente certificados de conclusão de ensino fundamental e certificados de conclusão de ensino médio, para as pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade escolar adequada.

Inscrições Encceja 2020

O exame é aplicativo no mesmo dia (manhã e tarde), e qualquer brasileiro que tenha 15 anos ou mais de idade pode participar para obter o certificação de conclusão do ensino fundamental, e é preciso ter 18 anos ou mais para fazer a prova para tentar conseguir o certificado de conclusão do ensino médio.

Qualquer pessoa que não tenha concluído o ensino fundamental ou médio pode participar desse exame, podendo estudar sozinho, com o apoio de um amigo ou por meio de escolas de supletivo públicas ou privadas.

Sob o reconhecimento do Ministério da Educação em todo território nacional, a prova é feita pelo INEP que é o Instituto Nacional de Estudos e Pequisas Educacionais Anísio Teixeira, utilizando escolas públicas para o Encceja nacional e utilizando os consulados somente para o Encceja exterior.

Inscrições Encceja 2020

Para fazer a inscrição no Encceja 2020 é muito prático, e todo o processo é feito de forma simples pela internet. Se deseja se inscrever, agora você vai conferir o passo a passo de como fazer isso, confira:

  • Acesse o site oficial do Encceja, e se direcione até a página de inscrição;
  • Insira o número do seu CPF e a data de nascimento;
  • Em seguida, informe os seus dados pessoas que são solicitados;
  • Caso precise de atendimento especial, informe no campo indicado;
  • Depois é só inserir o tipo de certificação que quer obter, a cidade onde quer fazer o exame e qual instituição você quer que emita o seu certificado;
  • Logo após responda o questionário socioeconômico com muita atenção;
  • Preencha com o seu endereço de e-mail e número de telefone para contato;
  • Crie uma senha para conseguir entrar no sistema e pronto.

Após ter feito a inscrição, é só aguardar pela data de liberação do cartão de confirmação. Por meio dele, tem como conferir em qual escola você irá fazer a prova, qual o horário e a data do exame.

Quais as taxas

Para fazer o Encceja 2020 não existe nenhuma taxa, a inscrição é totalmente gratuita. E, qualquer indivíduo que se encaixe nos requisitos exigidos do exame possui o direito de participar do mesmo de maneira gratuita.

E, essa prova é dividida em alguns segmentos, cada prova possui trina questões de múltiplas escolhas. A prova do ensino fundamental possui as seguintes disciplinas: português, matemática, geografia, história, ciências naturais, língua estrangeira, artes, redação e educação física.

E, o exame do Encceja do ensino médio, possui as seguintes matérias: Redação, linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias.

Para conseguir o certificado na prova do Encceja, tanto no ensino médio quanto no fundamental, é necessário obter a nota mínima de 100 pontos nas provas objetivas, sendo que a nota máxima é de 180 pontos. Na redação é necessário obter a nota mínima de cinco pontos, e a nota máxima é de dez pontos.

Calendário de inscrições

O edital do Encceja seria divulgado em março ou abril de 2020, as inscrições seriam realizadas no dia 20 a 31 de maio de 2020, a solicitação de atendimento personalizado iria acontecer do dia 20 a 31 de maio de 2020.

A liberação do cartão confirmação iria acontecer em agosto de 2020, a data da prova seria em 25 de agosto de 2020, e os resultados sairiam no mês de novembro de 2020. Essas eram as datas das provas do Encceja 2020. Mas, por causa da pandemia do novo Coronavírus, essas datas foram adiadas.

E, o INEP ainda não divulgou as novas datas da prova, já que as citadas foram adiadas. E, dependendo da situação do novo COVID-19 as datas da prova do Encceja poderão até mesmo ser canceladas.

Mas, fique tranquilo que assim que o INEP se pronunciar sobre as novas datas desse exame, vamos atualizar esse artigo com todos os detalhes, para que assim você possa acompanhar tudo.

Provas do Encceja

Muitas pessoas tem medo do que vai cair nas provas do Encceja, mas fique tranquilo que a prova não é tão difícil quanto se pensa, mas também é necessário estudar muito se deseja passar nesse exame.

Atualmente, existe diversas maneiras de estudar para essa prova, já citamos algumas dessas maneiras acima, e vamos dar uma dica agora, essa dica é para que você procure provas do Encceja de anos anteriores e refaça elas, para já ir se acostumando com o modelo da prova e também para já ir se familiarizando com a matéria.

Saiba que, o que cai nesse exame é o conteúdo que se é estudado no ensino fundamental ou no ensino médio, de acordo com a prova que você irá fazer. Então, se tiver também amigos ou parentes que estejam cursando o ensino fundamental ou médio (dependendo da prova que irá fazer) é válido pegar livros para estudar para a prova.

Vale a pena fazer?

No Brasil, com a aplicação do novo Enem que é o Exame Nacional do Ensino Médio, desde 2017 o Encceja nacional passou a ser realizado no intuito da certificação do ensino médio nacional e exterior, pois o Enem desde então se destina apenas para a aprovação para o ensino superior.

Para quem ainda está em dúvida se vale a pena ou não fazer essa prova, saiba que vale a pena sim fazer. Portanto, se você ainda não concluiu o ensino fundamental ou o ensino médio, saiba que fazer esse exame é uma ótima opção.

Além de conseguir concluir o ensino fundamental ou o ensino médio, saiba que muitas empresas atualmente exigem um certo nível de escolaridade dos seus funcionários para serem contratados. Grande parte das empresas hoje no Brasil, exigem pelo menos o ensino médio completo para contratar seus funcionários.

Além disso, para conseguir entrar em qualquer universidade para cursar o ensino superior é necessário ter finalizado o ensino médio. E, essa prova é também uma maneira mais simples de concluir seus estudos, pois não é preciso estudar três anos no caso do ensino médio para concluir, pois é só estudar para a prova e fazer ela em um dia e esperar que seja aprovado.

Portanto, caso ainda não tenha concluído o ensino fundamental ou o ensino médio, então siga as dicas deste artigo, aguarde as datas que em breve deverão ser divulgadas e faça a sua inscrição nesse exame.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui