Consultar Pontos da CNH Grátis

Confira agora como consultar pontos na CNH de forma gratuita, saiba quantos pontos é permitido ter na CNH, entenda sobre as novas regras da carteira nacional de habilitação e muito mais.

Muitas pessoas tem dúvidas em relação a pontuação da carteira nacional de habilitação, por isso que logo abaixo vamos solucionar todas essas dúvidas, falando um pouco mais sobre a CNH.

Sobre a CNH: A Carteira Nacional de Habilitação mais conhecida pela sigla CNH, carteira de motorista e carteira de habilitação, é o documento oficial que, no Brasil, atesta a aptidão de um cidadão para conduzir veículos automotores terrestres.

O porte desse documento é obrigatório ao condutor de qualquer veículo desse tipo. Atualmente, a CNH atual contém fotografia, os números dos principais documentos do condutor e outras informações (como a necessidade do uso de lentes corretivas e mais).

Consultar Pontos da CNH Grátis

A CNH pode ser usada como documento de identidade no Brasil, e com toda essa tecnologia, atualmente já está disponível a carteira nacional de habilitação digital. Com ela, o condutor pode dispensar o documento físico se estiver com a carteira digital no celular.

Como consultar pontos da CNH

A consulta de multas da CNH pode ser feita de dois jeitos bem simples: pelo site oficial do Detran de seu estado ou então pessoalmente na unidade do Detran da sua cidade. É muito importante ficar atento a pontuação da sua CNH para evitar problemas futuros.

Saiba que é bem simples consultar os pontos da CNH, para isso é só pesquisar em seu navegador: Detran + sigla do seu estado + consultar multas da CNH. Logo em seguida vai aparecer o site oficial do Detran do seu estado e por meio dele é possível conferir a pontuação de sua carteira.

Para quem é de Minas Gerais por exemplo, é só acessar o site do Detran clicando aqui. Ao acessar o site é necessário escolher o tipo de CNH se é nova ou antiga, em seguida é preciso colocar o número do registro da CNH, data de nascimento e data da primeira habilitação e clicar em pesquisar.

Depois de todo esse procedimento, vai ser exibido todas as suas multas já registradas no sistema. Portanto, agora é só ficar atento a pontuação de sua carteira e controlar todas as suas multas e tentar sempre evita-lás.

Quantos pontos posso ter na CNH?

Desde o começo de seu mandato, o presidente Jair Bolsonaro é a favor de algumas alterações em algumas normas de trânsito brasileiras. Dentre as mudanças apontadas como precisas pelo presidente, uma delas está o aumento do limite de pontos da CNH para a aplicação da suspensão do direito de dirigir de 20 para 40 pontos.

Uma alteração foi a suspensão por acúmulo de pontos. Ao invés de um limite universal de 40 pontos, como previa o PL originalmente, agora foi feito uma escola, de acordo com a natureza das infrações cometidas pelo condutor em 12 meses.

Dessa maneira, caso o PL seja aprovado, a suspensão da carteira vai acontecer aos 20 pontos se tiver o cometimento de duas ou mais infrações gravíssimas. Caso tenha o registro de somente uma infração gravíssima, a suspensão vai ocorrer quando se acumular 30 pontos.

A aplicação da suspensão com a soma de 40 pontos vai acontece só se, em um ano, o condutor não tiver cometido nenhuma infração gravíssima. Dessa maneira, a ampliação do limite, teria como condição o não cometimento das infrações que prejudicam em maior proporção a segurança no trânsito.

Sobre as novas regras da CNH que podem ser aprovadas

O atual presidente Jair Bolsonaro por meio de Projeto de Lei, altera as leis de trânsito e o Código de Trânsito Brasileiro, sendo cinco as mudanças na CNH. Conforme o Projeto de Lei proposto pelo presidente Bolsonaro que altera a CNH foi aprovada na Câmara dos Deputados e segue para o Senado. Sendo aprovada pelos senadores, irá para sanção presidencial.

O presidente Jair Bolsonaro propõe no Projeto de Lei 3.267/2019 (PL) uma mudança nas leis de trânsito e no código de trânsito brasileiro (CTB), ao chegar na câmara dos deputados, passou por uma mudança feita por Juscelino Filho, relator do PL e responsável pela comissão do projeto. As modificações foram discutidas e aprovadas pela câmara. As principais mudanças na Carteira Nacional de Habilitação são:

  • Ampliação da pontuação, como já vimos logo acima;
  • Aumento de multa;
  • Prazo de validade da CNH de até dez anos;
  • Novas regras quanto aos faróis acessos;
  • Novas regras para transporte de crianças em veículos.

Cuidados para não tomar multas

Mudanças e problemas de trânsito nas cidades são situações comuns que acontecem no dia a dia. Mas, é muito importante ficar sempre atento as mudanças seja no trânsito, na CNH ou qualquer outra coisa envolvida com o trânsito, para evitar problemas e as multas.

E, para te ajudar nisso vamos dar algumas dicas que vai te ajudar no dia a dia. Primeiramente é muito importante manter a calma no trânsito, por mais que esteja estressado, pois o estresse pode acabar te afetando.

Também não se esqueça de dar a seta corretamente, não usar o celular enquanto dirige e ficar sempre atento no trânsito. É aquela coisa né, você pode até dirigir bem, mas o outro condutor não, por isso é necessário que você dirija para você e para os outros.

É essencial utilizar o cinto de segurança, não ultrapassar o limite de velocidade, não beber, respeitar o sinal de trânsito, nunca esquecer os documentos do carro e sua CNH e ligar os faróis na rodovia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui