Consultar PIS – Pasep 2022 (Saldo PIS)

Confira agora como consultar PIS e PASEP online, e ainda aproveite para conferir quem tem direito a esses benefícios, veja o calendário de pagamentos, como se cadastrar, confira o telefone para tirar dúvidas e muito mais.

O Programa de Integração Social mais conhecido pela sigla PIS e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público mais conhecido como PASEP.

São contribuições sociais de natureza tributária, devidas pelas pessoas jurídicas, com o intuito de financiar o pagamento do seguro-desemprego, abono e participações na receita dos órgãos e entidades para os trabalhadores privados e públicos.

Para trabalhadores da iniciativa privada como é o caso do PIS é necessário consultar no site da Caixa, no item Consultar pagamento. E, para servidores públicos que é o caso do PASEP, a consulta é realizada pelo site do Banco do Brasil. Entenda melhor abaixo…

Atualmente é muito simples fazer uma consulta PIS, antigamente era bem complicado, sendo necessário ir na agência ou ligar no telefone da Caixa, atualmente é tudo feito pela internet.

E abaixo vamos mostrar como consultar PIS / Pasep e ver o saldo e extrato da sua conta, saiba também se tem direito a continuar recebendo o benefício e entenda como ele funciona de uma vez por todas.

Como consultar PIS e consultar Pasep online

E, também no aplicativo Caixa Trabalhador, é possível se informar sobre o seguro desemprego e o abono salarial. Por meio desse aplicativo é possível conferir o calendário de pagamentos, consulta as parcelas liberadas e tirar dúvidas.

Quem tem direito ao PIS

Confira agora quem tem direito ao PIS:

Pessoas que trabalharam com carteira assinada por pelo menos trinta dias no ano anterior;

Consultar PIS PASEP

Quem ganhou no máximo dois salários mínimos em média por mês;

Tem que estar inscrito no PIS há pelo menos cinco anos;

E, é necessário, ainda que a empresa onde trabalhava tenha fornecido os dados de forma correta ao Governo Federal.

Quem tem direito ao Pasep

Veja quem tem direito ao PASEP:

Pessoas que trabalharam com carteira assinada por pelo menos trinta dias no ano anterior;

Quem ganhou no máximo dois salários mínimos em média por mês;

Tem que estar inscrito no PASEP há pelo menos cinco anos;

E, é necessário, ainda que a empresa onde trabalhava tenha fornecido os dados de forma correta ao Governo Federal.

Como se cadastrar no PIS – Pasep

Saiba que quem cadastra você no PIS ou no PASEP são as empresas em que você trabalha. Por exemplo: Para pedir a vinculação ao PASEP, a entidade deve dirigir-se por escrito a uma agência do Banco do Brasil e informar alguns dados como razão social, número da inscrição CNPJ, endereço e outras para fazer o cadastro dos seus funcionários.

Portanto, saiba que quem faz o cadastro no PIS não é o trabalhador, e sim o empregador. Com isso, saiba que é possível consultar para ver se você está cadastrado nesses recursos.

Calendário de pagamento em 2022

Já foi divulgado o calendário do Pis/Pasep 2022, confira abaixo na tabela como ficaram os pagamentos, saiba que dia você vai receber seu PIS 2022:

Mês Data de pagamento do Pis 2022
Janeiro 08 de fevereiro
Fevereiro 10 de fevereiro
Março 15 de fevereiro
Abril 17 de fevereiro
Maio 22 de fevereiro
Junho 24 de fevereiro
Julho 15 de março
Agosto 17 de março
Setembro 22 de março
Outubro 24 de março
Novembro 29 de março
Dezembro 31 de março


Através da Lei Complementar nº 7/1970 foi criado o Programa de Integração Social, o PIS. O programa tem o intuito de buscar a integração do empregado do setor privado com o desenvolvimento da empresa. O pagamento do PIS é de responsabilidade da Caixa Econômica Federal.

Parecido com a criação do PIS, a Lei Complementar nº 8/1970 instituiu o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público o PASEP, com o qual união, municípios, estados, Distrito Federal e territórios contribuíam com o fundo destinado aos empregados do setor público. O pagamento do PASEP é de responsabilidade do Banco do Brasil.

O abono salarial do PIS e do PASEP já começou a ser pago no dia 30 de junho para os trabalhadores que tem direito ao benefício e que possui conta corrente na Caixa ou no Banco do Brasil, nesses casos o dinheiro vai cair direto na conta.

Já para os outros trabalhadores, os saques vão ser liberados a partir do dia 16 de julho. O calendário de saques vai se estender até o dia 30 de junho de 2021 e o calendário pode ser consultado no aplicativo Caixa Trabalhador.

E, quem não sacou o abono anterior, do calendário 2019/2020, pode ainda realizar o saque. Para os correntistas da Caixa e do Banco do Brasil que não fizeram o saque do benefício passado, vai ser feito o crédito em conta a partir do dia 30 de junho. Já quem não possui conta corrente nesses bancos vão pode fazer o saque a partir do dia 16 de julho.

O calendário de recebimento para trabalhadores da iniciativa privada leva em consideração o mês de nascimento, já para os servidores públicos é levado em consideração o número final da inscrição. Lembrando que o PIS é destinado aos trabalhadores do setor privado e é pago pela Caixa Econômica Federal, enquanto o PASEP é pago para servidores públicos através do Banco do Brasil.

Quem nasceu nos meses entre julho a dezembro ou tem o número da inscrição final entre 0 e 4 vai receber o benefício ainda nesse ano de 2020. Já quem nasceu entre janeiro e junho e que possui o número de inscrição entre 5 e 9, vão receber no primeiro semestre de 2021. Mas, de qualquer forma o recurso irá ficar a disposição do trabalhador até o dia 30 de junho de 2021, que é o prazo final para receber esse recurso.

Telefone para tirar dúvidas

Caso seja vinculado ao PASEP, saiba que o Banco do Brasil disponibiliza um número de telefone para você consultar seu saldo, tirar dúvidas e muito mais. Para isso ligue nos seguintes telefones: 4004-0001 ou então no 0800 729 0001. Ou através do Alô trabalhador no número: 158.

Se tiver dúvidas sobre o PIS, ou outros benefícios sociais, como FGTS, cartão social e outros é só ligar no telefone: 0800 726 0207. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira das 8h às 21h, e em dia de sábado das 10h às 16h. E, a ligação é totalmente gratuita e pode ser feita tanto de celular quanto de telefone fixo.

Sobre os benefícios do Governo

O Governo Federal do Brasil disponibiliza aos cidadãos alguns benefícios que ajudam muito, entre eles estão: FGTS, Abono Salarial, Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda – BEM, INSS, PIS, Seguro Desemprego e Vale Cultura.

O Vale Cultura incentiva o acesso do trabalhador em várias atividades culturais promovidas no Brasil. Já o seguro desemprego permite uma assistência financeira temporária ao trabalhador que foi demitido do emprego sem justa causa.

O INSS é o pagamento dos benefícios devidos pela Previdência Social aos seus segurados, como é o caso de pensão, aposentadoria, auxílio doença, auxílio maternidade e outros. O PIS tem uma série de benefícios como já sitamos. Esses são alguns dos benefícios concedidos pelo governo.

Além dos benefícios, o governo também disponibiliza alguns programas que beneficiam os cidadãos, entre esses programas estão: Bolsa Família, Garantia Safra e Seguro Defeso ou Pescador Artesanal, Benefício de Prestação Continuada BPC, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil PETI e vários outros.

Se ainda não conhece os benefícios e os programas que o Governo Federal do Brasil disponibiliza, então saiba que no site temos vários detalhes de alguns desses recursos como o Bolsa Família, Cadastro Único o CadÚnico, Auxílio Emergencial e outros.

Mas, também orientamos que você acesse o site do Governo e principalmente o site oficial da Caixa Econômica Federal, que no site da Caixa tem todos os detalhes dos principais benefícios e programas que são fornecidos pelo Governo Federal.

Pode ser que você se enquadre em algum dos benefícios do governo, como o Bolsa Família, Auxílio Emergencial ou em outros. E, se tiver qualquer dúvida relacionada aos benefícios mostrados no site da Caixa é só entrar em contato com esse banco pelos canais de atendimento, o principal meio de comunicação da Caixa é pelo telefone, com isso você pode ligar para tirar as dúvidas.