Consultar FGTS pelo CPF – Pesquisar Saldo, Extrato e Calendário

Quer pesquisar seu saldo FGTS, extrato e calendário de pagamento? Então acompanhe esta matéria detalhando como é possível consultar FGTS pelo CPF. Com alguns cliques é possível acessar o seu extrato FGTS.

Já tínhamos o site oficial da Caixa que informa o saldo FGTS, agora temos também o aplicativo oficial do FGTS criado pelo Governo Federal, para saber como baixar e usar, acompanhe a matéria.

Vale lembrar que o pagamento do FGTS 2021 já está sendo liberado, fique de olho no calendário de pagamento e também na sua conta bancária, a qualquer momentos pode estar disponível para saque.

Quem tem direito ao FGTS: Quem trabalhou de carteira assinada e pagou regularmente, tem direito ao Fundo de Garantia e receber benefício que o Governo brasileiro está disponibilizado para trabalhadores de carteira assinada que acabaram de ser demitidos.

FGTS emergencial

Foi criado durante a pandemia para ajudar os trabalhadores que acabaram de ficar desempregados, com valores que podem chegar até 1 salário mínimo (R$ 1.045,00). Pra saber se tem direito ao FGTS emergencial, faça uma consulta, como ensinaremos mais abaixo.

Como Consultar FGTS

Confira abaixo o passo a passo de como consultar o FGTS através do site oficial do Meu INSS, usando apenas o seu número de CPF. Se liga nesse tutorial:

  1. Entre no site da Caixa Econômica Federal: http://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/fgts/Paginas/default.aspx
  2. Clica em entrar para fazer o login;
  3. Faça o cadastro, caso ainda não tenha;
  4. Em seguida faça o login;
  5. Basta colocar CPF e senha;
  6. Clique em FGTS e faça sua consulta

Também é possível consultar FGTS pelo aplicativo de celular, confira o link para baixar nos celulares Android e celulares iPhone:

Após baixar, entre no aplicativo, faça seu login e Procure a opção que se encaixa no seu pedido, seja FGTS Emergencial, Saque Aniversário, etc…

Agora não é mais preciso colocar o número de NIS/PIS, basta o número do seu CPF válido. É uma facilidade oferecida pelo Governo brasileiro pra quem não conhece tanto de tecnologia e tinha dificuldade em memorizar o número de NIS/PIS.

LEIA TAMBÉM ESSE POST:  Consulta Auxílio Emergencial 2021 (Atualização) Cadastro, Receber

Caso queira entrar pelo aplicativo, faça download na Google Play, caso tenha sistema Android no celular, ou, faça o download na App Store, em caso de smartphone com sistema iOS.

Portanto, caso tenha carteira assinada e possui direito ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, mais conhecido como FGTS, aproveite para consultar. A cada mês trabalhado, o chefe deposita na conta de seus trabalhadores 8% do salário deles em uma conta de FGTS.

Se você ainda não acompanha o seu saldo, recomendo que comece a acompanhar para conferir se os valores realmente estão sendo depositados todos os meses corretamente, para depois não ter problemas futuros.

Calendário FGTS 2021

Faz pouco tempo que a Caixa Econômica Federal deu início aos pagamentos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, o FGTS 2021, na modalidade de saque-aniversário.

A Caixa informou que em torno de 9,7 milhões de trabalhadores aderiram a essa modalidade, tornando-se aptos a sacar valores parciais de acordo com o calendário de pagamentos.

É importante lembrar que, os trabalhadores que optarem por esse modelo de saque, precisam ficar atentos ao prazo de retirada do dinheiro, que vai do primeiro dia útil do mês de aniversário do beneficiário até o último dia útil do mês subsequente.

Fique sabendo que se o dinheiro não for retirado dentro desse período por algum motivo, a quantia vai ser automaticamente estornada para a respectiva conta do FGTS. Confira agora o calendário de saques do FGTS 2021:

Mês do aniversário do beneficiário Data do saque
Janeiro De janeiro a 31 de março
Fevereiro De fevereiro a 30 de abril
Março De março a 31 de maio
Abril De abril a 31 de junho
Maio De maio a 30 de julho
Junho De junho a 31 de agosto
Julho De julho a 30 de setembro
Agosto De agosto a 29 de outubro
Setembro De setembro a 30 de novembro
Outubro De outubro a 31 de dezembro
Novembro De novembro de 2021 a 31 de janeiro de 2022
Dezembro De dezembro de 2021 a 28 de fevereiro de 2022
LEIA TAMBÉM ESSE POST:  Auxílio Emergencial Negado – Como Contestar?

Consultar FGTS pelo CPF

Como receber o saque aniversário

Para conseguir receber o saque aniversário, é necessário que o trabalhador informe para a Caixa Econômica Federal, de forma que a solicitação precise ser feita até o último dia útil do mês de nascimento.

É importante ressaltar que, mesmo que as datas tenham sido já determinadas, é necessário que o trabalhador confirme se as agências da Caixa Econômica Federal vão estar funcionando no momento em que for lá para sacar o dinheiro.

Como mudar a modalidade de saque do FGTS?

Para mudar a modalidade de saque do FTGS, caso o trabalhador não for correntista do banco, é preciso ir até uma agência da Caixa mais próxima, com os documentos pessoais, como documento de identidade e carteira de trabalho, para pedir a alteração do Fundo de Garantia.

Agora, se o trabalhador tiver conta ativa na Caixa, ele pode fazer a mudança sem precisar sair de casa. Para isso, é só acessar o Internet Banking ou o aplicativo do banco e ir na opção FGTS e INSS, e em seguir escolher a opção Saque aniversário FGTS.

Dúvidas

Tem como devolver o FGTS emergencial? Sim! Fizemos um artigo falando como devolver o auxílio emergencial. Se você acredita que solicitou sem ter o direito, é importante devolver para evitar processos futuros, visto que é crime.

Sobre o aplicativo Caixa Tem não funcionar, continue tentando, o aplicativo ainda apresenta muita instabilidade, mas é na tentativa e erro que se consegue. Também é importante estar sempre atualizando com a versão mais recente do app.

Também existe a opção de comparecer até a agência bancária e ir na boca do caixa pedir informações e ajudas na hora de manejar o aplicativo, seja para efetuar transferências, pagamentos, etc…

Telefone FGTS

Em caso de mais dúvidas ou se ainda não resolveu o seu problema, ligue no 0800 disponível para FGTS: 0800-726-0207. É uma Central de Atendimento da Caixa Econômica Federal disponibilizada apenas para tirar dúvidas sobre o FGTS.

12 COMENTÁRIOS

  1. Eu já fiz o pedido do saquê aniversario no mês 6 de 2020 esta aparecendo que eu posso sacar o dinheiro desde o dia 10 de março de 2021,já cadastrei uma conta bancária mas ainda não entrou o dinheiro para minha conta, meu mês de aniversario e em março,como Faso para sacar o dinheiro

  2. Eu já fiz o pedido do saquê aniversario no mês 6 de 2020 esta aparecendo que eu posso sacar o dinheiro desde o dia 10 de março de 2021,já cadastrei uma conta bancária mas ainda não entrou o dinheiro para minha conta, meu mês de aniversario e em março,como Faso para sacar o dinheiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui