Consulta IPTU pelo CPF (2020)

Confira como consultar o IPTU pelo CPF, entenda mais sobre o IPTU, veja o calendário de pagamento, saiba o que fazer com esse imposto atrasado, onde pagar, como emitir segunda via e muito mais.

Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana ou Imposto Predial e Territorial Urbano mais conhecido pela sigla IPTU, é um imposto brasileiro, onde os contribuintes são pessoas físicas ou jurídicas que mantêm propriedade sobre imóvel localizado em zona ou extensão urbana.

O Imposto Predial e Territorial Urbano, mais conhecido como IPTU, é o imposto voltado a propriedades com construção no meio urbano. Isso quer dizer que, ele é cobrado todos os anos de todos os proprietários de casas, estabelecimentos comerciais ou prédios localizados nas cidades.

Como o IPTU incide sobre a propriedade, o contribuinte tem que pagar pelo número de imóveis que possui em seu nome. Se tiver só um, paga imposto só de um, se tiver cinco, paga imposto de cinco, cada um com seu preço específico.

Consulta IPTU pelo CPF

Se a propriedade for urbana, mas for só um terreno, sem construção, se paga o ITU que é o Imposto Territorial Urbano. Se for fora do perímetro urbano, incide o ITR que é o Imposto Territorial Rural, de acordo com os cálculos e alíquotas diferentes do IPTU.

Consulta IPTU pelo CPF

Para fazer a consulta de seu IPTU é necessário entrar no site da prefeitura da sua cidade. Logo abaixo vamos mostrar um passo a passo de como consultar o IPTU de um jeito bem prático, usando só o CPF, no site do Distrito Federal. Confira:

  • Entre no site da Receita do Distrito Federal clicando aqui;
  • Toque em Clique Aqui, que vai estar na parte inferior do site na área de consulta em relação de imóveis;
  • Se ainda não tiver cadastro, é só clicar em Primeiro Acesso. Agora caso já tenha coloque o seu CPF e senha, se já estiver cadastrado e clique em Acessar;
  • Pronto, depois disso vai ser exibido todas informações relacionadas ao IPTU 2020.

Por esse passo a passo é possível saber o valor que veio para você pagar do IPTU, tem como tirar a guia do IPTU, e tem também a opção de emitir boleto para pagar, seja a vista com desconto ou dividido no boleto bancário. E, para quem já passou do prazo o jeito é emitir a segunda via do IPTU e fazer o pagamento sem o desconto.

Calendário de pagamento

Fique sabendo que cada cidade tem os seus prazos e datas, com isso, é preciso entrar no site da prefeitura da sua cidade e verificar sobre o calendário de pagamentos. Além disso, aproveite para conferir até que data tem o desconto para pagamentos à vista.

O IPTU é calculado de acordo com o valor venal do imóvel, que é o preço da propriedade estabelecido pelo Poder Público. Sobre ele, é feito a aplicação de alíquotas, acréscimos e descontos definidos pelos municípios.

O IPTU todos os anos é reajustado, considerando-se a valorização do imóvel e da região ou eventual mudança da legislação municipal. Existe um limite para esse aumento, mas isso depende de cada município.

Meu IPTU atrasou, e agora?

Para saber se o seu IPTU atrasou, saiba que as prefeituras já disponibilizam o serviço de consulta de débitos de IPTU online. Para isso é só entrar no site da prefeitura de sua cidade, digitar o número de inscrição do imóvel e verificar.

E, caso o seu IPTU esteja mesmo atrasado é só imprimir e pagar a segunda via. E, fique sabendo que também é possível emitir a segunda via para pagamento em caso de atraso pela internet.

Como emitir segunda via do IPTU

É muito importante que você mantenha todos os seus pagamentos em dia, incluindo o IPTU. Mas, caso tenha ocorrido um atraso ou algum imprevisto, não se preocupe que é só emitir a segunda via e fazer o pagamento.

Saiba que para conseguir imprimir a segunda via do IPTU é só acessar o site do Ministério da Fazenda ou então da prefeitura da sua cidade. Com isso será possível imprimir e pagar a segunda via de um jeito bem prático.

Onde pagar o IPTU

Você sabia que não são todos os lugares que aceitam o pagamento do IPTU? Incluindo os bancos, não são todos que recebem o pagamento desse imposto. E, para não ter mais dúvidas em relação a isso, vamos mostrar todos os lugares que recebem o pagamento desse imposto.

Assim como o IPTU, não são todos os bancos que recebem o pagamento do IPVA e de outros impostos do governo. Mas, agora falando exclusivamente do IPTU, vamos mostrar todos os bancos que são autorizados a receber o pagamento desse imposto, confira:

  • Banco do Brasil S.A.
  • Banco Inter S.A.
  • Banco Bradesco S.A.
  • Banco Cooperativo do Brasil S.A. – Bancoob
  • Banco Safra S.A.
  • Banco Mercantil do Brasil S.A.
  • Caixa Econômica Federal
  • Banco Santander do Brasil S.A.
  • Itaú Unibanco S.A.

Você sabia que o IPTU pago à vista tem desconto? Embora esse imposto não tenha taxas extras, mas para estimular o pagamento à vista, grande parte das prefeituras oferecem desconto em parcela única aos pagadores.

O IPTU pode ser pago à vista no começo do ano, ou parcelado ao longo do ano, a opção a ser escolhida depende muito do planejamento financeiro de cada um. Mas, para aproveitar o desconto vale a pena juntar o dinheiro e pagar à vista esse imposto, principalmente se os juros pagos por seus investimentos estiverem baixos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui