Cadastro Vale Gás

Tudo sobre o cadastro Vale Gás você encontra aqui, como quem tem direito, como cadastrar, como funciona, quanto paga e muito mais conteúdo sobre esse assunto.

Vale Gás nada mais é que um programa de distribuição de renda oferecido pelo governo. O intuito desse benefício é ajudar os cidadãos brasileiros.

O Vale Gás nada mais é do que um programa de auxílio à compra do gás de cozinha, com o objetivo de ajudar as famílias de baixa renda. E famílias com mulheres vítimas de violência doméstica com medidas protetivas de urgência tem preferência no programa.

Esse benefício é gerido pelo Ministério da Cidadania, que é quem cuida do envio dos recursos para pagamento. E, a Caixa Econômica Federal é responsável por fazer o pagamento do auxílio gás para as pessoas que são escolhidas pelo Ministério da Cidadania.

Para se cadastrar no Vale Gás é preciso que você faça a sua inscrição no Cadastro Único, que é o meio de entrada para os programas sociais do Governo. Esse cadastro pode ser feito presencialmente em todo o Brasil.

E, para conseguir a inclusão nos programas do governo como o Vale Gás é preciso manter os seus dados e de sua família sempre atualizados.

Para fazer o cadastro no Cadastro Único é só ir pessoalmente no Centro de Referência da Assistência Social mais conhecido como CRAS da sua cidade, ou em posto de atendimento do Cadastro Único. Lembrando que esse cadastro deve ser realizado na sua cidade.

Portanto, de forma resumida, para se cadastrar no Vale Gás, o cidadão primeiro precisa se inscrever no CadÚnico indo pessoalmente até o CRAS mais próximo.

Mas, é importante ressaltar que o cadastro para solicitar o benefício não garante que o cidadão receba o mesmo. Somente as famílias que se enquadram nos requisitos exigidos que são selecionadas. Além disso, para passar a receber o Vale Gás o favorecido deve ser um dos abonados pelo Auxílio Brasil.

vale gas

Quem tem direito ao Vale Gás são as famílias inscritas no Cadastro Único, que possuem renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo, e famílias que recebem benefícios de programas de transferência de renda implementados pelas três esferas de governo.

Os benefícios do programa Auxílio Brasil não são calculados no limite da renda familiar mensal dos solicitantes do Auxílio Gás.

Além disso o programa também contempla famílias que possuam em sua composição pessoas que residem no mesmo domicílio que receba o BPC (Benefício de Prestação Continuada), inscritas ou não no Cadastro Único.

As famílias inscritas no Cadastro Único o pagamento do Vale Gás é realizado para o responsável familiar, que de preferência deve ser à mulher. Agora, as famílias que não estão inscritas no Cadastro Únicos mas que contam com beneficiários do BPC, o pagamento deve ser realizado ao titular do benefício assistencial ou seu responsável legal.