Baixar Carteira de Trabalho Digital

Confira agora como baixar a carteira de trabalho digital, entenda melhor como funciona, veja como se cadastrar, saiba quais são os benefícios e muito mais. Fique atento a este artigo para entender tudo sobre a carteira de trabalho digital.

Várias pessoas ainda não sabem, mas o trabalhador brasileiro agora pode ter acesso á informações de qualificação civil e de contratos de trabalho que constam na carteira de trabalho física por meio agora de um aplicativo para Smartphone que foi desenvolvido através de uma parceria entre o Ministério do Trabalho e a Dataprev.

O que é a Carteira de Trabalho Digital: A CTPS Digital está disponível para celulares Android e iOS, e a Carteira de Trabalho Digital passou a ser equivalente ao documento físico. E, o Governo Federal revelou também que o trabalhador vai ser identificado no sistema somente pelo CPF.

Ao ser contrato por uma empresa, portanto, o trabalhador não precisa mais apresentar sua carteira física. Para isso, é só o usuário criar uma conta no portal do Governo que pode ser feito pelo site ou pelo aplicativo.

Baixar Carteira de Trabalho Digital

Agora com o documento digital, os contratos de trabalhos, e anotações como salário e férias, vão ser feitos tudo de maneira eletrônica. O trabalhador pode acompanhar esses dados e outras informações profissionais através do site e do aplicativo. Mas, mesmo assim é importante deixar guardada e preservada a carteira de trabalho física.

A carteira de trabalho digital é equivalente ao documento físico, porém a versão antiga também pode ser usada para a comprovação do tempo de serviço, de acordo com o Ministério da Economia. Além disso, tem empresas que não utilizam o eSocial, e elas poderão solicitar a utilização da carteira de trabalho original física para fazer anotações.

O intuito da carteira de trabalho digital é facilitar a vida dos trabalhadores que terão o documento sempre nas mãos, caso precisem fazer uma consulta. Todas as experiências profissionais formais, as atuais e também as antigas serão constadas no aplicativo.

Além disso, por meio dele será possível também solicitar a primeira e a segunda via da carteira de trabalho física. Ressaltando que é muito importante guardar a sua carteira de trabalho física pois ela ainda é um documento oficial assim como a digital.

Como baixar carteira de trabalho digital

Agora vamos mostrar de forma detalhada como baixar a carteira de trabalho digital, confira:

  • Para ter a carteira de trabalho digital, com todos os dados acessíveis no seu celular, é só entrar na loja de aplicativos do telefone (Apple Store ou Play Store), pesquisar por CTPS Digital e fazer o download do aplicativo que provavelmente será o primeiro a ser exibido;
  • Depois de terminar o download, abra o aplicativo e leia os informes;
  • Depois, toque em Entrar;
  • Caso já tenha cadastro no sistema acesso.gov.br, é só usar o seu login e senha de acesso no aplicativo Carteira de Trabalho Digital para começar a usar;
  • Se tiver, é só inserir o seu CPF e senha, e prosseguir;
  • No primeiro acesso ao aplicativo, é preciso ler a política de privacidade, concordar e aceitar;
  • Depois disso, o usuário vai conseguir ver todas as informações da sua carteira de trabalho, como se realmente fosse a carteira de trabalho física, só que de forma digital. Além disso, o perfil no aplicativo pode ser também personalizado com uma foto do trabalhador.

Como se cadastrar

Para quem ainda não é cadastrado, então siga as orientações para saber como se cadastrar e usufruir do aplicativo:

  • Ente no aplicativo e toque em Cadastrar;
  • Informe os seus dados pessoais que são solicitados, como nome, CPF, data de nascimento, estado do nascimento, nome da mãe, entre outros, preencha tudo;
  • Essas informações vão ser validadas no Cadastro Nacional de Informações Sociais o Cnis. E, se estiverem corretas, o trabalhador vai ser então direcionado a responder um questionário com cinco perguntas sobre seu histórico laboral;
  • Por isso, é muito importante estar com a Carteira de Trabalho física em mãos ao tentar instalar o aplicativo mobile. É necessário acertar pelo menos quatro das cinco perguntas que são feitas;
  • Depois, o trabalhador vai receber uma senha provisória que deve ser trocada no primeiro acesso;
  • E, se por acaso o usuário não conseguir acertar as resposta, ele irá ter que aguardar 24 horas para tentar de novo, ou então irá precisar entrar em contato com a central do INSS para auxílio, para isso ele deverá ligar no número 135;

Viu como é simples fazer o cadastro na carteira de trabalho digital? Então, caso ainda não tenha a sua, aproveite que mostramos um passo a passo bem detalhado e baixe a sua CTPS para ter mais facilidade e tranquilidade.

Através do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, tem como também solicitar a primeira e a segunda via da carteira de trabalho. E, para fazer isso as opções aparecem na terceira tela que se abre assim que o aplicativo é baixado.

Nesse caso não é preciso passar pela autenticação. É só clicar na opção que deseja, preencher o formulário de pré cadastro que é válido por trinta dias, e depois comparecer a um posto de atendimento para validar as informações e formalizar o pedido desse documento.

É importante ressaltar que, algumas unidades de atendimento de emissão de carteira de trabalho requerem agendamento prévio. Portanto, fique atento a esse detalhe e verifique com antecedência se o posto mais perto da sua residência tem essa obrigatoriedade.

É validado para arrumar emprego?

Sim, a carteira de trabalho digital é validada para arrumar emprego. Mas, é muito importante ter também a carteira de trabalho física, até mesmo porque tem algumas empresas que ainda não são adeptas a essa nova tecnologia.

Mas, atualmente no Brasil grande parte das empresas solicitam aos seus funcionários somente a carteira em modo digital. Porém, tem outras empresas que ainda preferem a carteira física e exigem que seus funcionários a tenham.

Pensando pelos dois lados, o que recomendamos e indicamos para você é que primeiro crie uma carteira de trabalho física, e depois crie também a carteira digital. Pois, dessa maneira você terá as duas e não vai passar aperto diante de algumas situações.

Provavelmente em um futuro bem próximo, só será usada a carteira digital, pois a tecnologia está cada vez mais avançada, e quem fica pra traz é quem não acompanha ela. Com isso, para ficar em conformidade com qualquer empresa que for trabalhar recomendamos que você tenha as duas carteiras em mãos.

Benefícios da carteira de trabalho

Confira agora quais são os principais benefícios de ter a carteira de trabalho digital nos dias atuais:

  • Tem maior aproveitamento das vagas disponíveis, reduzindo o tempo médio de atendimento;
  • Maior agilidade no acesso às informações trabalhistas consolidadas em um só ambiente, possibilitando ao trabalhador fiscalizar seus vínculos trabalhistas;
  • Integração das bases de dados do Ministério da Economia.

De início a novidade traz benefícios como agilidade na solicitação do documento, acesso à informações de contratos de trabalho e de qualificação civil por meio da integração de vários bancos de dados do governo federal.

O principal intuito da carteira de trabalho digital é deixar mais fácil a vida dos trabalhadores que terão o documento em mãos sempre que precisar fazer uma consulta. Todas as experiências profissionais formais estarão no aplicativo, assim como na carteira de trabalho física.

2 COMENTÁRIOS

  1. Eu não tenho carteira de trabalho digital e o meu celular é Nokia. E a loja dele não pega mais oque eu faço com essa situação 😐😥

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui